XI Festival Games for Change América Latina: Inovação, Educação e Conexões

Games for Change

Em uma parceria que promete impulsionar a imaginação, a fantasia e as artes da invenção, o XI Festival Games for Change América Latina se une ao lançamento da plataforma UAIFAI, que representa os “Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção”.

Organizado pelo grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e o projeto “Audiovisual Decolonial”, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o Instituto de Iconomia e o projeto “WASH – Workshop Aficionados por Software e Hardware”, este evento promete trazer inovação, educação e conexões únicas.

O festival acontecerá de 11 a 19 de novembro de 2023, e adotará um formato híbrido, oferecendo tanto experiências presenciais quanto online para participantes de todo o continente.

Programação Riquíssima

A programação do XI Festival Games for Change América Latina abrange uma série de atividades e workshops que refletem a diversidade e a amplitude do campo dos jogos e da educação. Entre as atividades presenciais, destaca-se a oficina “Desenvolvimento de Jogos Físicos Inclusivos”, que ocorrerá em Ribeirão Preto no dia 11 de novembro. O evento principal acontecerá no Centro de Treinamento e Recursos da Escola de Comunicações e Artes da USP, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

Palestras e Discussões de Alto Nível

O evento contará com uma série de palestras de destaque, como a discussão sobre “Geopolítica, Economia e Inovação Tecnológica nas Artes, na Educação e nas Democracias”, que será apresentada por renomados palestrantes, incluindo Vinícius Rodrigues Vieira, Gilson Schwartz, Guilherme Ary Plonski, Susanna Pollack e outros.

Explorando Novos Horizontes

O festival também explora temas importantes, como a relação entre jogos, nutrição e educação ambiental, bem como oportunidades de carreira e mercado no desenvolvimento de jogos. Além disso, haverá discussões sobre filosofia e jogos decoloniais, explorando novas perspectivas na interseção entre filosofia e jogos.

Networking e Premiações

O evento oferecerá oportunidades de networking e interações valiosas, como o “Matchmaking” e “Networking” com “Moedas da Paz”, promovido pelo Comitê Gestor do “Fundo de Moedas da Iconomia”. Além disso, o festival contará com o “Pitch for Change”, onde projetos de jogos serão avaliados e premiados.

Mergulhando na Cultura Local

Os participantes terão a oportunidade de explorar a cultura local com eventos como o desfile e manifestações na OCA da ECA, além de outras atividades interativas que celebram a criatividade e a inovação na região.

Promovendo a Inclusão e a Sustentabilidade

O festival enfatiza a inclusão e a sustentabilidade, oferecendo oficinas de criação de jogos com materiais reciclados e madeira de poda, promovendo a gamificação da educação digital e discutindo políticas públicas relacionadas à educação digital.

Um Futuro Conectado e Ancestral

O último dia do festival, 19 de novembro, será dedicado ao matchmaking e networking, promovendo ainda mais conexões entre os participantes e incentivando a colaboração. Além disso, serão exibidas obras audiovisuais, jogos e brinquedos criados durante o festival.

Conclusão

O XI Festival Games for Change América Latina representa uma oportunidade única para explorar as interseções entre jogos, educação e inovação. Com uma programação rica e diversificada, o evento promete inspirar e conectar profissionais, estudantes, educadores e entusiastas de jogos de toda a América Latina. Junte-se a esta celebração da imaginação, da fantasia e das artes da invenção no coração da USP em novembro de 2023.

 

Serviço – Games For Change

Quando: De 11 a 19 de novembro de 2023

Onde: Evento híbrido, com atividades presenciais e online. As atividades presenciais acontecerão no Centro de Treinamento e Recursos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Quanto: Os detalhes sobre os custos de participação, inscrições e demais informações financeiras podem ser obtidos no site oficial do evento.

Site: https://doity.com.br/uaifai–xi-festival-games-for-change-america-latina-2023

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário